Áudio On

Áudio On

Desde 1993 a Áudio On transforma vidas através da reabilitação auditiva e ainda, oferece testes gratuitos de Aparelhos Auditivos e acompanhamento vitalício.

Os benefícios da Audição

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O mundo o está chamando

A capacidade de ouvir é urna parte tão importante da nossa vida e a maioria das pessoas nem se dá conta disso. Ouvir é um dom, mas nós o valorizamos como deveríamos? A perda auditiva é a deficiência mais comum em todo o mundo. Sua correção pode resultar em uma melhora significativa da qualidade de vida.

 

Porque temos duas orelhas?

Nossas duas orelhas agem como um tipo de estação de recepção do cérebro. Uma orelha está direcionada para a esquerda e a outra para a direita. Quando as orelhas captam o som, o cérebro calcula de que ângulo veio o som. O cérebro tem esta capacidade pois a orelha mais próxima do som o recebe micro-segundos antes da outra orelha.

Com apenas uma orelha funcionando adequadamente, a origem do som não pode ser determinada. O mais importante é que a qualidade do som é melhor quando se ouve dos dois lados. A fala recebida somente por uma orelha parece abafada e sem suas nuances mais ricas. Na maioria dos casos, dois aparelhos auditivos devem ser adaptados nas pessoas que têm perda dos dois lados.

Função e disfunção da orelha

A orelha é um órgão muito complexo formado por três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A perda auditiva pode resultar da lesão de qualquer uma das três porções. A perda auditiva que é causada por um problema na orelha média ou externa é chamada de perda condutiva.

Da orelha interna, o nervo auditivo transmite a informação para o cérebro. A perda auditiva causada por lesão da orelha interna é chamada de perda auditiva neurossensorial. A combinação de perda condutiva e neurossensorial é conhecida como perda auditiva mista.

Para se ter um melhor entendimento sobre a perda auditiva, é importante que se conheça as funções do ouvido.

 

Como funciona a orelha

 

Orelha Externa

A orelha externa inclui pavilhão, meato acústico e membrana timpânica. Essas estruturas trazem o som do ambiente para a orelha média. O pavilhão auricular ajuda a reunir as ondas sonoras e o meato acústico as dirige até o tímpano.

Orelha Média

A orelha média é uma cavidade preenchida por ar que contém os menores ossos do corpo humano – martelo, bigorna e estribo, que estão conectados ao tímpano e à orelha interna. A tuba auditiva mantém a pressão aérea na orelha média no mesmo nível que do ambiente ao nosso redor.

Orelha Interna

Na orelha interna, o som é processado pela cóclea, ao passo que as informações que afetam o equilíbrio são processadas pelos canais semicirculares. Há minúsculas células ciliadas em toda a extensão da cóclea que é preenchida por líquido. Quando o líquido na cóclea é deslocado pelas ondas sonoras, as células ciliadas se curvam. Este processo dispara uma reação química que transmite a mensagem para a área do cérebro responsável por processar e interpretar o que ouvimos.

 

Causas das perdas auditivas:

 

Na Orelha Externa

Os problemas mais típicos são excesso de acúmulo de cera e infecções do meato acústico (chamado de “ouvido de nadador”) .

Na Orelha Média

Perfuração do tímpano, infecção ou líquido na orelha média e otosclerose (calcificação ao redor do estribo que limita sua capacidade de movimentação) são as causas mais comuns. Muitos dos problemas da orelha externa e média podem ser tratados com medicamentos ou cirurgia. Nos casos em que o tratamento não é efetivo, a perda auditiva resultante geralmente pode ser diminuída com o uso de aparelhos auditivos.

Na Orelha Interna

A maioria dos problemas de audição resulta de lesões das estruturas da orelha interna. As causas mais típicas são processo de envelhecimento, exposição excessiva ao ruido, uso de medicamentos tóxicos para o sistema auditivo e traumas na cabeça. Como regra, essas lesões não podem ser revertidas, mas podem ser compensadas pelo uso de aparelhos auditivos.

 

O grau da perda auditiva varia de pessoa para pessoa

 

Entre os dois extremos de se ouvir bem e não se ouvir nada, há vários graus de comprometimento. Os termos usados para descrever os graus de perda são leve, moderada, severa e profunda. Muitas das perdas auditivas são leves a moderadas.

Perda auditiva leve

Incapacidade de ouvir sons menos intensos e dificuldade para ouvir em ambiente ruidoso.

Perda auditiva moderada

Incapacidade de ouvir sons menos intensos e de intensidade moderada, dificuldade considerável em entender a fala, especialmente na presença de ruído de fundo.

Perda auditiva severa

Incapacidade de ouvir a maioria dos sons. Os falantes precisam aumentar a intensidade da voz para que os ouçam. As conversas em grupo são possíveis, mas somente com considerável esforço.

Perda auditiva profunda

Alguns sons muito intensos são audíveis, mas a comunicação sem aparelhos auditivos ou linguagem de sinais é muito difícil.

Esperamos que estas dicas tenha ajudado você.

Lembre-se que a Áudio On oferece testes de Aparelhos Auditivos totalmente gratuitos e apresenta soluções imediatas para qualquer problema de audição. Basta clicar aqui e preencher o formulário para que possamos entrar em contato com você.

Leia mais na Áudio On

Perda autivida e Demência

Você sabia que a perda de audição pode aumentar o risco para demência?   De acordo com estudos realizados pelo Instituto Locomotiva

Você sabe o que é Aclimatização?

A percepção do som apresenta-se alterada na presença da perda auditiva. A perda auditiva faz os sons agudos se tornarem imperceptíveis e

Perda auditiva no idoso

Grande parte da população idosa é acometida pela perda auditiva. A deficiência auditiva causada em decorrência ao processo de envelhecimento é chamada/denominada

Agende uma Demonstração gratuita

Experimente a melhor solução em Aparelhos Auditivos na Áudio On. Nós vamos te ajudar em todo o processo. Preencha o formulário e entraremos em contato. *É necessário comparecer com a indicação médica do Aparelho Auditivo.

Ligaremos para você!

Experimente sem custo vários aparelhos auditivos. Preencha o formulário e entraremos em contato com você.